top of page
  • Leonardo Dias

Como seria a pandemia há 20 anos sem internet?

Atualizado: 13 de out. de 2020

Evo Systems no Jornal da Band


A tecnologia, hoje, é uma forte e poderosa aliada, que fortalece as nossas estratégias contra a crise da COVID-19.

Podemos começar com a interrupção abrupta dos negócios. A pandemia obrigou muitos negócios a fazer uma transição digital na marra. Um bom exemplo é a empresa de móveis de um amigo. Com 4 lojas físicas e nenhum site ou rede social, após três meses fechado, ele contratou rapidamente uma empresa de sites, construiu um e-commerce e retomou as vendas do negócio, ainda de forma tímida, mas a loja está no ar. Empresas grandes também fizeram ajustes de última hora, para realmente tornarem a experiência dos seus clientes e colaboradores digital.


São lições que a pandemia já deixa como legado. Hoje precisamos do plano A, B e as vezes até do plano C e quem não está na internet, precisa pensar nisso com urgência.

Há 20 anos, não seria tão simples abrir um e-commerce ou loja virtual. A loja ficaria fechada durante a pandemia. Os jornais não divulgaram amplamente em maio um crescimento de 100% nas vendas pela internet.

O que seria de nós hoje, em casa há mais de 90 dias sem internet, sem os filmes de streaming; tudo se resumiria a uma ligação telefônica e sem imagem. Hoje temos aplicativos de conversa, com imagem e até TV com internet.

Os smartphones ou telefones inteligentes chegaram por aqui em 2007 e com eles uma série de aplicativos que permitem pedir comida, fazer supermercado, pedir lavanderia, comprar um carro, flores, enfim, tudo que você imaginar pode ser entregue na sua casa.

Com os aplicativos vieram as novas profissões, como os desenvolvedores, imprescindíveis hoje em qualquer empresa ou para qualquer negócio. Falo isso, porque há 15 anos desenvolvo aplicativos, plataformas e treino os desenvolvedores para outras empresas, então nenhuma empresa vive sem este profissional.

Participar dessa matéria trouxe uma reflexão de que a tecnologia está cumprindo seu papel apoiando o desenvolvimento da sociedade.

bottom of page