top of page
  • Evo Systems

Plataforma de gerenciamento remoto da Intel completa 15 anos



A Intel® vPro™ foi criada há 15 anos para atender às necessidades dos profissionais de TI com um conjunto de tecnologias transformadoras. A plataforma fornece o poder de gerenciamento remoto completo de toda a frota de PCs, independentemente de onde o TI da empresa esteja localizado.

Há 15 anos, a solução era muito utilizada quando o funcionário estava viajando ou doente, mas hoje, em um mundo mais digital e com cada vez menos adesão ao trabalho presencial, vPro se torna ainda mais necessária para levar praticidade, otimização e economia de custos ao negócio.

A pandemia foi um grande alerta para as equipes de TI – a capacidade de gerenciamento padrão e a falta de praticidade na manutenção dos vários PCs da mesma empresa, precisavam mudar com o “novo normal” do trabalho.

Para suportar forças de trabalho dispersas, as equipes de TI em todos os lugares precisam das ferramentas para proteger os ativos corporativos, incluindo dados comerciais sensíveis, melhorar a produtividade da empresa, reduzir os custos de controle de tempo parado e construir uma frota de PCs em uma plataforma confiável, como conta o diretor da área de PCs da Intel Brasil, Ricardo Ferraz.

“O vPro foi criado pensando nas dores do profissional de TI. A praticidade que a plataforma oferece ao sanar os problemas do PC à distância e a possibilidade de mexer na máquina mesmo quando desligada gera retornos financeiros para a empresa, maior rapidez ao resolver o empecilho, além de gerar maior segurança e conforto para o funcionário ao não precisar receber ninguém presencialmente em sua casa ou escritório” afirma Ferraz.

Um estudo da Forrester Consulting encomendado pela Intel ouviu uma organização com 600 funcionários que possui cerca de 750 computadores e trouxe alguns resultados de melhoria com a plataforma.

O estudo constatou uma economia de 28.160 horas na eficiência aprimorada dos funcionários com a plataforma Intel vPro® através de uma melhor segurança e gerenciamento de dispositivos. Isso resultou em aumento da eficiência dos funcionários, trazendo quase 1,3 milhões de dólares ao longo de três anos, conforme estimado pela organização.

Quando falamos na questão financeira, o estudo apresentou uma economia de custos de 1,2 milhões de dólares ao longo de três anos ao reduzir o suporte presencial do TI – algo especialmente necessário no período em que estamos vivendo. Entre outros benefícios do estudo, estão redução do risco da segurança de dados em 211 mil dólares e o custo de manutenção reduzido em quase 20% ao longo de 5 anos.

O que o mercado diz

As melhorias de desempenho dos funcionários e da empresa dependem da capacidade dos tomadores de decisão de TI de redirecionar suas prioridades e investimentos em dispositivos poderosos, porém flexíveis, que casam as necessidades de forma e função tanto do trabalhador híbrido moderno quanto as necessidades de gerenciabilidade de suas equipes de TI.

“A tecnologia Intel vPro entrega gerenciamento seguro dos equipamentos da empresa que estão em uso no modelo híbrido de trabalho, conectando os ambientes de escritório e de trabalho em casa.” conta o Diretor Comercial da Microware, Daniel Reis.

A Evo Systems, empresa de consultoria de inovação, trabalha com o Vpro desde 2013 e, junto com a Intel, possuem soluções desenvolvidas que suportam mais de 65000 estações. Segundo o CEO da empresa, Leonardo Dominguez Dias, a plataforma avançou bastante com o passar dos anos, trazendo constantes melhorias na estabilidade, gerenciamento remoto, usabilidade, performance e segurança.

“É sensacional quando falamos para os clientes que conseguimos ligar um computador à distância, ou acessar remotamente uma estação mesmo em tela azul do Windows ou na Bios. Estamos muito animados em ver a tecnologia Vpro chegar aos 15 anos e com a possibilidade de desenvolvimento de novas funcionalidades” diz o CEO.

Já para o gerente de Marketing de Produto de Notebooks Corporativos da Dell Technologies, Piero Cabral, a tecnologia Intel vPro está alinhada ao objetivo da Dell de simplificar a gestão de TI para permitir que empresas e seus departamentos de tecnologia possam focar sua atuação em tarefas que agreguem maior valor ao negócio.

“Com os desafios do trabalho híbrido pós-pandemia, é muito importante que essas companhias tenham também os meios para gerenciar seu parque de equipamentos a partir de qualquer lugar, garantindo a flexibilidade que o usuário final deseja, com a segurança que a empresa necessita”, conta Cabral.

11° Geração

Outra pesquisa realizada pela Intel com base no Reino Unido constatou que mais de 40% dos funcionários pesquisados disseram que passavam de duas a três horas por semana tentando resolver problemas de tecnologia da informação relacionados a aplicações de produtividade.

O estudo descobriu que quase metade dos funcionários pesquisados disse que um dispositivo mais potente ou atualizado lhes permitiria ser mais produtivos em suas funções, com 37% dizendo que poderiam recuperar mais de seis horas por semana de tempo perdido ou improdutivo.

Com isso em mente, a Intel anunciou em janeiro a chegada da plataforma Intel vPro® de 11ª geração, baseada em nossa sólida tradição de resolver problemas de TI e que, agora, passa a atender também as necessidades dos funcionários. A nova geração supera todos os seus concorrentes – a plataforma Intel vPro® de 11ª geração proporciona a melhor performance e a proteção baseada em hardware mais abrangente do mundo para negócios.

Entre os recursos atualizados da 11ª geração da plataforma Intel® vPro®, está o Intel® Remote Secure Erase, que permite que a TI limpe remotamente os dados da Intel® e de SSDs de terceiros em PCs baseados na plataforma Intel® vPro® antes do descarte ou reutilização, reduzindo o risco de roubo de dados em trânsito.

Dispositivos equipados com a mais recente versão da plataforma Intel vPro® agora contam com Intel® Wi-Fi 6/6E (Gig+) – o maior salto da tecnologia Wi-Fi dos últimos 20 anos, permitindo conexões até seis vezes mais rápidas no escritório e cerca de três vezes mais rápidas em casa do que o Wi-Fi 5 padrão. Assim, os funcionários podem contar com conexões de velocidade gigabit para trabalhar de qualquer lugar e ter acesso a uma experiência superior com uma conexão confiável.

Com a 11ª geração, os engenheiros da Intel desenvolveram uma tecnologia revolucionária capaz de ajudar a desativar toda uma classe de ataques historicamente capaz de driblar as soluções baseadas apenas em software. Além disso, apenas a Intel entrega a primeira detecção de ameaças de IA habilitada para silício da indústria para ajudar a impedir ataques de ransomware e cripto-mineração.

“Essa plataforma de PC integrada e desenvolvida para empresas reúne as tecnologias mais recentes em uma solução verificada e construída para atender às necessidades das áreas de TI. Ela traz desempenho corporativo, recursos de segurança aprimorados por hardware, gerenciamento remoto superior e estabilidade da frota de PCs. É tudo que a área de TI quer que o PC seja” conclui Ricardo Ferraz.


Veja mais sobre essa solução em: https://www.evosystems.com.br/case-virtus-tech



Fontes:


https://www.channel360.com.br/plataforma-gerenciamento-remoto-intel-15-anos/


https://tiinside.com.br/21/07/2019/evo-system-oferece-solucao-de-suporte-de-computadores-desligados-ou-inoperantes/





bottom of page