

DESIGN
Aplicativo da Seed, Fila da Vez veio para facilitar gerenciamento de lojas com sistema de registro de atendimento
Atuando junto da Seed, Evo Systems desenvolveu o aplicativo Fila da Vez, destinado aos vendedores e gerentes de loja que passarão a registrar informações dos atendimentos no sistema. A plataforma busca servir como ferramenta para analisar os dados de vendas da loja por meio de uma interface intuitiva.


Desafio
A Seed, empresa que provê diversas soluções inovadores para a coleta de informações de lojas com o objetivo de auxiliá-las a melhorar seu desempenho de vendas, surgiu com mais uma ideia para auxiliar lojas. A ideia era criar um sistema de controle de vendas e de filas, destinado a gerenciar a ordem dos atendimentos dos vendedores em lojas de roupas, calçados e outros itens. O objetivo principal é organizar e facilitar o atendimento, além de fornecer métricas e feedbacks para melhorar continuamente a performance dos vendedores.
Para isso, a Seed precisava de um parceiro para o desenvolvimento do software - do design de telas a engenharia de seu sistema. A Evo System atuou como desenvolvedora de todo o software nesse projeto.
Transformação_
O Fila da Vez é um aplicativo com versões distintas para vendedores e gerentes de loja, projetado para gerenciar todo o processo de atendimento. Para os vendedores, o app oferece uma visão detalhada do desempenho individual, com gráficos e feedbacks sobre os atendimentos mensais, comparando-os com os dados do mês anterior. O atendente registra cada atendimento por meio da plataforma em um tablet, informando se resultou em compra, não compra ou troca. Ele também pode registrar dados detalhados sobre o cliente, como gênero, se estava sozinho ou acompanhado, faixa etária e o que procurava, que são computados no sistema para avaliação posterior, ajudando o gerente a administrar e analisar as informações.
Na versão do Fila da Vez para gerentes, o processo começa com o cadastro da loja no aplicativo, onde o gerente insere os dados da empresa e o horário de funcionamento. Após isso, o gerente pode acessar o sistema e começar a registrar dados junto aos vendedores. A página inicial do gerente contém gráficos para análise de desempenho da loja em geral, incluindo taxa de conversão de clientes, performance da loja, quantidade de feedbacks recebidos, fluxo de oportunidades e aproveitamento, e dados sobre a perda de vendas. O aplicativo também possui uma aba dedicada à visualização dos dados de atendimento, permitindo que o gerente identifique o maior público da loja e os itens mais vendidos. Além disso, o gerente pode administrar seus funcionários diretamente pelo aplicativo, registrando horários e folgas, e cadastrando metas e dados, facilitando a gestão eficiente da equipe.
Pensando sempre no usuário, a Evo Systems criou um sistema gamificado, buscando estimular o vendedor a sempre melhorar por meio da criação de metas dentro do aplicativo. Sua interface é intuitiva, possuindo cores agradáveis que não incomodam a visão do vendedor que constantemente registrará informações no aplicativo. As cores são de extrema importância para esse aplicativo, pois é importante usá-las nos gráficos e deixar bem clara a diferença entre informações. A Evo Systems propôs uma paleta de cores harmoniosa ao aplicativo, trazendo uma estética agradável com cores confortáveis para o usuário. Além disso, nossa equipe de design desenvolveu telas bem divididas, fazendo com que a navegação pelo aplicativo seja simples.
O Fila da vez é um aplicativo web, acessado pela internet.

Tela inicial para tablets.

Tela de dashboard para gerente da loja.

Tela inicial para tablets.

Estratégia
No desenvolvimento do Fila da Vez, a Evo Systems adotou a metodologia de BPM (Business Process Management) para garantir a eficiência e a eficácia do sistema de gerenciamento de atendimentos. O BPM é uma abordagem sistemática para melhorar continuamente os processos de negócios, e sua aplicação trouxe vários benefícios para este projeto, garantindo que o sistema não só atendesse às necessidades imediatas das lojas, mas que também fosse capaz de evoluir e se adaptar às demandas futuras. Os benefícios obtidos, como maior eficiência operacional, melhoria na qualidade do atendimento e maior transparência e controle, demonstram a eficácia da aplicação do BPM neste contexto.
Esse método atuou junto do método célula de desenvolvimento ágil baseada na metodologia Scrum, que propõe uma abordagem iterativa para entregas rápidas, com métodos de trabalho flexíveis, reuniões diárias e semanais e menos chance de retrabalho. Dessa forma, a Evo Systems terminava suas entregas e as complementava com o feedback do cliente, garantindo um processo flexível e transparente.
A decisão pela tecnologia Fllutter foi acertada, pois tem dado velocidade ao desenvolvimento de aplicativo e se mostrou muito flexivel para desenvolvimento web responsivo, mantendo uma única linguagem para o desenvolvimento do front end da plataforma. Isso agiliza o desenvolvimento, manutenção e gerenciamento do conhecimento do projeto.
O Fila da Vez usa a tecnologia Amazon Web Service para se manter na nuvem.

Ferramentas utilizadas

UX/UI Design

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