top of page
  • Evo Systems

Wheaton acelera os negócios com implementação de fábrica de BI


O projeto, do desenho à execução, estava apto para rodar em apenas 30 dias


A Evo Systems auxiliou a Wheaton na mudança de abordagem tradicional de organização da fábrica de BI para uma visão de entregas ágeis.

Por meio da implementação, a Wheaton alcançou mais benefícios pela natureza da área e a forma como estavam buscando as entregas. O projeto, do desenho à execução, estava apto para rodar em apenas 30 dias.

Presente no país desde 1952, o Grupo Wheaton é especializado na produção de embalagens de vidro para as indústrias de perfumaria e cosméticos, farmacêuticos, alimentícios e utilidades domésticas.

A Evo Systems apoiou a empresa no início da estruturação da área de processos, realizando um diagnóstico de maturidade da área e dos principais clientes e agora evoluiu na parceria estruturando desde o começo, selecionando e preparando a equipe, inclusive recomendando aquisição de tecnologia, um ano antes do início do projeto de BI.

“A mentoria e orientação da Evo Systems de como fazer, foi aderente a nossa necessidade e destacamos, principalmente, a preocupação da equipe em olhar o que já tinha pronto, o conhecimento, a experiência e a tecnologia. Não trouxeram nada pronto, construíram, ajustaram e trouxeram práticas, sem gerar custos”, explica Hugo Zambotti, Gerente de TI e Processos do Grupo Wheaton Brasil.


Com o novo formato de organização do time houve maior capacidade de entrega e a qualidade e o desenvolvimento das pessoas estão mais acelerados.


Antes da implantação da metodologia Scrum pela Evo Systems, o executivo afirma que a equipe da Wheaton tinha dificuldades nos controles e planejamento das entregas. “A metodologia Scrum comum em fábrica de software foi bem desafiadora para implantação na fábrica de BI”, ressalta Zambotti.

Com o novo modelo houve uma variação de menos de 5% em poucas semanas e a possiblidade de criar métricas claras, resolvendo grande parte da dificuldade em definir prazos. Além dos indicadores mostrarem um rápido amadurecimento da equipe em absorver o modelo, ficou nítida a sensação de melhor produtividade do time.

Hoje, o método implantado pela Evo Systems na área de BI, como ponto de partida, está sendo estudado para outras áreas da empresa. Atualmente, são 11 processos definidos que não estavam no Scrum, implantação de um modelo da área de práticas, definição e especificação de requisitos, construção de rotinas de atualização de dados, validação, camada de teste, construção de painéis, dashboards, entre outros.

A fábrica de BI da Wheaton atende todas as áreas, 20 gerências diferentes e um volume semanal de 10 a 15 entregas para diferentes setores da empresa. Também foi construído um modelo que permite um rápido crescimento de escala quando necessário.

Segundo Zambotti, o maior foco da TI é atuar na camada estratégica e entrega de dados. “A simplicidade e foco no que é essencial que a Evo System trouxe nessa iniciativa, gerou resultados logo nas primeiras semanas o que nos trouxe uma evolução imediata de nossa capacidade de entrega”, ressalta o executivo.



Veja mais sobre essa solução em: https://www.evosystems.com.br/consultoria-bpm



Fontes:


https://www.channel360.com.br/wheaton-acelera-negocios-implementacao-fabrica-bi/


https://www.convergenciadigital.com.br/Cloud-Computing/Wheaton-investe-em-fabrica-de-BI-para-acelerar-a-entrega-de-dados-58390.html?UserActiveTemplate=site


https://www.segs.com.br/info-ti/313612-visao-de-entregas-ageis-da-evo-systems-na-wheaton-acelera-fabrica-de-bi





bottom of page