top of page
  • Evo Systems

Qualidade de software, inspeção arquitetural de código e infraestrutura

Atualizado: 13 de out. de 2020

Qualidade de software nem sempre pode ser garantida por testes no software executável. Qualidade é algo maior, envolve outros requisitos como; manutenibilidade (facilidade de manutenção), padrões, segurança, desempenho; dentre outros, que são atingidos em um software quando o mesmo é projetado para esses objetos.

Então, se projetar o software e inspecionar suas estrutura durante o desenvolvimento é uma forma de se medir a qualidade, essas inspeções também podem ser chamadas de avaliação arquitetural.


No início do ano, a Evo Systems foi convidada pelo LARC (LAboratorio de Redes da Poli USP) para participar de uma projeto de avaliação arquitetural de um sistema de Renda Fixa com o objetivo de gerar um relatório sobre a capacidade do sistema de suportar um carga 5 vezes maior de transações, visto que os bancos estão tendo cada vez mais clientes por aplicativos e esses, realizam muito mais transações do que usavam nas agências bancárias.


Durante o projeto foram usadas ferramentas como SONAR, ElasticSearch, Kibana, Solarwinds; dentre outras, para se gerar indicadores de gargalos e possíveis melhorias. A Evo Systems por ter especialidade em .net e em arquitetura de sistemas se uniou ao time de experts, como resultado, uma série de recomendações foram geradas, além da avaliação em relação a qualidade do software que gerou segurança para os clientes que o possuem em suas operações.


bottom of page