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DESIGN

Novo aplicativo da Conta Pronta resolve problemas de usabilidade e design

Problemas na interface antiga do sistema da Conta Pronta, distribuição de serviços bancários privados para que empresas possam efetuar pagamentos aos funcionários, foram resolvidos com o redesign moderno proposto pela Evo Systems.

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Desafio

Havia diversos problemas na antiga interface do aplicativo web da empresa Conta Pronta, em comparação com seu aplicativo mobile que estava atualizado. Problemas de usabilidade e elementos ultrapassados causavam incongruência entre as duas versões do aplicativo, criando a necessidade de um ajuste na versão web.

O aplicativo não possuía a nova cara da empresa. Sua identidade visual não estava presente no aplicativo: as cores, as formas e os estilos pouco refletiam a pouco refletiam a imagem que a empresa gostaria de transmitir ao seu público-alvo. Por ser um aplicativo com um design antigo, passava a impressão de algo estagnado, o que é o contrário do que a empresa propõe.

A Conta Pronta é uma empresa especializada na comercialização e distribuição de serviços financeiros para aqueles que desejam realizar transações financeiras no seu dia-a-dia ou para aqueles que desejam transformar seu negócio em uma Fintech, portanto, sua missão é a transformação acima de tudo. Isso está presente em sua identidade visual, com seu logotipo moderno, porém essa é uma ideia que não estava totalmente expressa no aplicativo. 

A Evo Systems foi encarregada do redesign do sistema web e desenvolvimento do seu aplicativo, contando com a equipe de designers de interface e experiência do usuário (UX/UI Design) para modernizar o sistema, aplicando os conceitos de transformação da marca. O desafio consistiu no aprimoramento das interfaces do portal online e do aplicativo da Conta Pronta, considerando as dificuldades dos usuários e buscando resolvê-las. O sistema possui diversas funções de serviços financeiros, atuando como um banco fechado para empresas efetuarem pagamentos para os funcionários, funções como visualização de cartões, transações e extratos, pagamentos de contas e boletos precisaram ser atualizados no redesign e adaptados para a versão mobile.

Transformação_

A proposta de interfaces feita pela equipe de design foi pensada para padronizar a versão web e mobile do aplicativo. Isso é de extrema importância, pois um produto com uma identidade inconstante pode gerar inúmeros problemas futuros, como a falta de consistência, dificuldade de reconhecimento da marca e a percepção do cliente de que a marca não é profissional.

A versão do aplicativo para web possuía elementos antigos e ultrapassados, então foram aplicados elementos mais modernos. Com isso, além de melhorar questões de legibilidade, a implantação de um menu lateral com ícones ajuda na hora do usuário navegar pelo site, tornando seu uso intuitivo por conta da associação de palavras a ícones.

Os sistemas de pesquisa e filtros do sistema passaram a ser mais limpos, o que fez com que sua visualização se tornasse fácil. Elementos desalinhados e muito próximos causam desconforto visual, então todas essas questões foram consideradas durante todo o redesign. A transparência também foi algo muito importante, realçado no redesign. Por meio de avisos de termos e condições e informações juntos de verde, amarelo e vermelho, foi possível mostrar como a empresa se preocupa em trazer a segurança e transparência para o usuário.

Estratégia

Célula de desenvolvimento ágil baseada na metodologia Scrum. Uma abordagem iterativa para entregas rápidas, com métodos de trabalho flexíveis, reuniões diárias e semanais e menos chance de retrabalho.

Tecnologias utilizadas

UX/UI Design

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